Antiga sede do BEMGE

O edifício da antiga sede do BEMGE foi inaugurado em 1922, sendo sede matriz do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e posteriormente sediou o BEMGE e o Posto de Serviços Integrados (PSIU), atualmente funciona a Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O tombamento ocorreu em 1988 com inscrição no Livro de Tombo Histórico, das Obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O decreto estadual n.° 27.927, de 15 de março de 1988, determinou o tombamento do então prédio sede do Banco do Estado de Minas Gerais – BEMGE, sua inscrição no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Projetado pelo arquiteto italiano Luigi Olivieri, o edifício foi executado pela Construtora Garcia de Paiva & Pinto, sendo inaugurado em 1922. De 1922 a 1967 abrigou a matriz do antigo Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais. De 1967 a 1998, sediou o BEMGE. O Posto de Serviços Integrados Urbanos (PSIU), mais tarde transformado em Unidade de Atendimento Integrado (UAI), ocupa o prédio desde 1998.

Rua Rio de Janeiro, 471, Centro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.