A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lança hoje (23/06), no site o cadastro de identificação das Expressões das Culturas Populares e Tradicionais.

O cadastro faz parte das ações de identificação e mapeamento do Iepha-MG, compondo os Cadastros do Patrimônio Cultural. O objetivo é identificar e mapear práticas culturais indígenas, circenses, de capoeira e demais expressões tradicionais.

Além disso, a finalidade da pesquisa é levantar informações que servirão para o fomento e à salvaguarda das referências culturais de natureza imaterial presentes no estado. Grupos e comunidades detentoras das culturas populares mineiras com interesse em participar de editais de fomento com a finalidade de distribuição de prêmios e projetos que visam a promoção das expressões e bens culturais podem se cadastrar através do formulário (clique aqui).

Os grupos detentores ligados às Folias de Reis, Violeiros e Fazedores de Violas, Reinados e Congados, Artesanato em Barro do Vale do Jequitinhonha, Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosas NÃO DEVEM se cadastrar neste formulário, pois existem outros cadastros específicos para esses grupos no âmbito dos processos de Registro do Iepha-MG, disponíveis no site, clique aqui e saiba mais.

Destacamos que os dados fornecidos serão tratados e protegidos de acordo com o disposto na Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para mais informações entrar em contato com:

Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG

E-mail: imaterial@iepha.mg.gov.br

Telefone: (31) 3235-2880

Acesse o Formulário de Cadastro aqui.