O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) celebrou o Dia do Patrimônio com uma programação especial, o lançamento do Caderno do Patrimônio “O Modernismo de Oscar Niemeyer em Minas Gerais: inventário dos projetos e obras do arquiteto” publicação editada em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG) que está disponível no site do Iepha-MG.

Durante o lançamento no Instituto junto com os servidores do Iepha-MG, estiveram presentes representantes do CAU-MG, Guilherme Jabour, do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Lucas Amorim, e virtualmente por meio de transmissão on-line, a presidente do CAU-MG, Edwiges Sobreira Leal que ressaltou a importância do lançamento do Caderno do Patrimônio nesta data especial.

Continuando a programação, foi divulgado o Catálogo de Ritos e Celebrações da Quaresma e Semana Santa e os cards do Patrimônio Colecionável, ao final do dia uma visita guiada ao prédio sede do Instituto e à exposição de Técnicas Construtivas.

Cards Patrimônio Colecionável

O Iepha-MG lança a coleção de cards das publicações do Patrimônio Cultural, cada cartão possui informações sobre uma publicação do Instituto com um QR Code que direciona para o site onde poderá ser feito download das edições já publicadas pelo Iepha-MG como o Guia de Bens Tombados e os Cadernos do Patrimônio.

Os cards colecionáveis são distribuídos gratuitamente na sede do Iepha-MG.

WhatsApp Image 2023 08 17 at 10.58.33

 

Catálogo Ritos da Quaresma e Semana Santa 2023

Em Minas Gerais, as tradições vinculadas ao período da Quaresma e da Semana Santa estão presentes desde o século 18, com diferentes ritos, ofícios e celebrações. O calendário de festividades da Quaresma e Semana Santa é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Iepha-MG, no âmbito do Programa Minas Santa, com a finalidade de valorizar e promover as tradições da fé, colaborando potencialmente com a salvaguarda de destes costumes mineiros.

O catálogo foi consolidado pelo Iepha-MG e estará disponível no site www.iepha.mg.gov.br promovendo Roteiros Religiosos que acontecem anualmente em todo estado de Minas Gerais.

Minas Santa

O Iepha-MG dentro do programa MINAS SANTA criou o calendário das celebrações e ritos da Quaresma e Semana Santa com informações e mapeamento que serão disponibilizados por meio de um guia eletrônico no site com o objetivo de promover o turismo e a valorização da fé em Minas Gerais. Uma dessas manifestações são as Charolas de Minas, um tipo de folia que acontece apenas durante a quaresma.

Conheça o Catálogo de Celebrações dos Ritos da Quaresma e Semana Santa de Minas Gerais, clique aqui.

Caderno do Patrimônio Inventário das obras e projetos de Niemeyer em Minas Gerais

Os “Cadernos do Patrimônio Cultural”, publicados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, têm como principal objetivo divulgar os resultados das pesquisas da Instituição. Estruturados em uma linguagem direta e descritiva, mas sem perder seu caráter técnico, os “Cadernos” são uma espécie de porta de entrada para o público interessado em assuntos relativos ao patrimônio cultural. Até o momento já foram publicados seis “Cadernos do Patrimônio Cultural” que, além da Festa do Rosário de Chapada do Norte, tiveram como temas a Comunidade dos Arturos (2014), o Inventário Cultural do Rio São Francisco (2015), as Folias de Minas Gerais (2018); os Saberes, linguagens e expressões musicais da viola em Minas Gerais (2018) e O modo de fazer o queijo artesanal da região do Serro de Minas Gerais (2018).

Todas essas publicações representam uma pequena fração de investigações realizadas pelo IEPHA/MG ao longo dos seus mais de 50 anos de proteção e preservação do patrimônio cultural mineiro. A presente edição é dedicada ao inventário da arquitetura moderna de Oscar Niemeyer em Minas Gerais e sua relação com o patrimônio cultural. Cumpre esclarecer que a reflexão sobre a Arquitetura Moderna na instituição não é recente e o modernismo na arquitetura mineira, desde alguns anos, constitui linha de pesquisa do IEPHA/MG.

A expectativa é que a publicação leve ao grande público a relevância desses bens culturais, e que inspire outras ações de proteção e de pesquisa da arquitetura modernista em Minas Gerais, valorizando obras de relevância de outros arquitetos do período.

O lançamento do Caderno é mais uma publicação do Iepha-MG em parceria com o CAU-MG que proporciona ao leitor fazer um percurso sobre as obras do arquiteto que foram projetadas e/ou edificadas no estado de Minas Gerais.

Acesse aqui a edição digital do Caderno do Patrimônio: O modernismo de Oscar Niemeyer em Minas Gerais e leia.

WhatsApp Image 2023 08 17 at 12.38.56

 

Exposição Técnicas Construtivas Tradicionais

Pensando em salvaguardar os saberes dos antigos construtores, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) por meio da Diretoria de Promoção promove uma exposição de materiais e técnicas construtivas tradicionais em sua sede no Prédio Verde. A mostra tem por objetivo apresentar elementos utilizados na construção da arquitetura vernacular, que combina regionalismo e tradição com recursos regionais onde as construções estão inseridas. Nesta exposição Fernando Roberto de Castro Veado, analista de proteção, gestão e restauro do Iepha-MG traz uma reflexão à respeito do processo de reversão da perda do conhecimento de práticas seculares no âmbito arquitetônico.

Fernando de Castro é engenheiro de formação e servidor do Instituto há mais de 45 anos. A exposição “Técnicas construtivas e a importância dos materiais tradicionais na reabilitação do Patrimônio Edificado” é resultado de sua pesquisa no campo do patrimônio arquitetônico da qual se dedicou durante toda a sua atuação no Iepha-MG.

Todo o material que compõe a exposição é de acervo pessoal e foram adquiridos durante toda a sua trajetória profissional. A constituição do acervo se iniciou de forma singela por conta de sua curiosidade pelas construções arcaicas na qual era responsável pelo processo de restauro dos bens protegidos do Instituto. A mostra tem diversas peças dentre elas maquetes, exemplares construtivos e materiais utilizados nas construções dos séculos 17 e 18, bem como elementos arquitetônicos que fazem parte dessas construções.

A exposição terá agenda aberta ao público e divulgada no site do Iepha-MG.

WhatsApp Image 2023 08 17 at 18.04.01

 

9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023

O Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais anunciam para hoje, dia 17/08/2023, o início das ações da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2023, com o tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais integra a programação do Dia do Patrimônio e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.

Edição 2023

A 9ª edição recebeu em torno de 1050 ações cadastradas de 723 municípios mineiros participantes. A diversidade do tema se traduz nos seus significados múltiplos - literais, geográficos, metafóricos, espirituais e poéticos -, e nos seus inúmeros sinônimos como: direção, destino, travessia, percurso, rumo, trajetória, trilha, vereda, via, entre outros. Esse tema/conceito se apresenta em concordância com a proposta do programa/livro “Via Liberdade” edição publicada com o apoio da SECULT-MG sobre as rotas turístico-culturais de Minas, lançado no Bicentenário da Independência do Brasil e celebrado em 2022. As ações contemplam o patrimônio cultural e a história local, assim como, o potencial turístico desses caminhos, regiões e bens culturais.

Serão realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, palestras, cursos e oficinas, encontros, visitas guiadas, passeios e caminhadas culturais e ecológicas, publicações, atividades de mediação cultural e educação patrimonial, dentre outras, que se relacionem com o tema/subtemas e com a valorização do patrimônio cultural de cada região e município.

O Iepha-MG lançou no site o guia completo da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural com as ações que iniciam hoje 17/08 e vão até dia 18/09/2023.

Acesse aqui o Guia da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e participe desse grande roteiro promovido pelos municípios por meio do Iepha-MG