As obras foram executadas com recursos da Plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais e teve acompanhamento de restauração do IEPHA-MG

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fizeram a entrega da 1ª etapa das obras de restauração da Capela Bom Jesus da Lapa, na Comunidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha.

A Igreja encontrava-se fechada há sete anos, porém, por meio do programa Minas para Sempre do Ministério Público, tornou possível a execução das obras com os recursos da Plataforma Semente. Executadas pela empresa Joaquim Artes e Ofícios, as intervenções contemplaram a restauração estrutural, alvenaria, telhado e projetos complementares. A Igreja construída no final do século 19 foi tombada pelo IEPHA-MG em 1981.

Com recursos da Plataforma Semente, a execução do projeto de restauro coube à empresa Joaquim Artes e Ofícios, com o investimento de R$ 2.097.000,00 (dois milhões e noventa e sete mil reais) para executar os serviços de recuperação estrutural, alvenarias, manutenção e conservação da sua cobertura.

Capela de Bom Jesus da Lapa – Chapada do Norte

A construção da Capela de Bom Jesus da Lapa, que levou mais de 25 anos para ser concluída, data aproximadamente de 1874, motivando alguns a considerar que ela ainda está inacabada em função de seu aspecto singular e das limitações de recursos técnicos e materiais na época de sua construção. O tombamento estadual da Igreja de Bom Jesus da Lapa foi aprovado em 1981 e encontra-se inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes.

Fonte: Guia de Bens Tombados e MPMG

Sobre o Semente

Semente conecta o MPMG à sociedade, em parceria com o CeMAIS, viabilizando iniciativas transformadoras que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. Ele é uma alternativa segura, democrática e transparente para que os promotores de justiça possam destinar recursos advindos de medidas compensatórias ou indenizatórias a propostas de relevante interesse socioambiental e que proporcionem resultados para toda a sociedade.

Programa Minas Para Sempre

O Programa Minas para Sempre é coordenado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo (Caoma), da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS). O programa visa recuperar, restaurar e conservar bens integrantes do patrimônio cultural no estado de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente.