Publicação foi produzida a partir das discussões de seminário estadual sobre circuitos culturais e as cidades

O lançamento da edição Óculo – Revista do patrimônio cultural de Minas Gerais: Circuitos de Cultura é um dos destaques da programação do Dia do Patrimônio, celebrado oficialmente em 17 de agosto. Trata-se de uma publicação da Secretaria de Estado de Cultura por meio do Instituto Estadual  do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais - Iepha-MG,  produzida a partir das discussões do  Seminário Estadual do Patrimônio Cultural: Circuitos Culturais e as Cidades, realizado na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em agosto de 2015, primeiro ano do atual governo e da gestão do Circuito Liberdade. Durante dois dias, representantes do poder público e da sociedade civil apresentaram ideias para aprimoramento das formas de apropriação dos espaços públicos pela participação social, o "Circuito que queremos". A revista será anual e elaborada com base nos encontros que abordam o patrimônio.  A publicação será lançada, nesta sexta-feira (18/08), às 15 horas, no BDMG Cultural.  Clique aqui e faça o download da Revista.

"O Iepha-MG comemora seus 45 anos de fundação numa perspectiva de afirmação de seu papel de fomentar a interlocução entre patrimônio cultural e experiências de conhecimento, comunicação e apropriação de espaços de memória e identidade", afirma Michele Arroyo, presidente do Iepha-MG.  "Dentre outros projetos, assumir a gestão do Circuito Liberdade tem sido para o instituto um desafio permanente de reflexão e prática sobre o patrimônio cultural", considera.

"O Iepha-MG comemora seus 45 anos de fundação numa perspectiva de afirmação de seu papel de fomentar a interlocução entre patrimônio cultural e experiências de conhecimento" Michele Arroyo

A publicação destas experiências e reflexões é uma iniciativa para dividir com o leitor esses conteúdos e, assim, construir uma gestão compartilhada das políticas públicas de cultura e patrimônio cultural.

Neste primeiro número, cuja edição foi assinada pelo jornalista João Paulo Cunha, os textos são divididos em quatro grandes temas: Urbanismo e significação do Patrimônio Cultural, Redes e Circuitos, Mídias alternativas e Circuitos de Cultura, Diversidade e Movimentos na Cidade.  Estes conteúdos foram produzidos por nomes destaque da cultura e do patrimônio, que participaram do seminário, baseados nas palestras e debates sobre a relação entre cidade, cultura, identidade e patrimônio cultural.  Além de Michele Arroyo, a revista Óculo traz artigos de Angelo Oswaldo, Macaé Maria Evaristo dos Santos,  Flávio Carsalade,  Juarez Dayrell, Cêça Guimaraens, Diomira Faria, Bernardo Matta Machado, Vinícius Romanini, Lucas Bambozzi, dentre outros.