Neste Natal, o Circuito Liberdade tem programação especial e Palácio da Liberdade reaberto para o público

Além das atrações dos espaços culturais, corais, bandas e cantatas se apresentam na Praça da Liberdade gratuitamente

Uma programação variada nos espaços culturais e atrações ao ar livre fazem parte do calendário de Natal do Circuito Liberdade de 2018, que este ano tem também a reabertura do Palácio da Liberdade para visitação do público.  O tema deste ano é Músicas de Minas.

Para acompanhar a tradicional iluminação de Natal da Cemig na praça, de 6 de dezembro a 6 de janeiro, serão realizadas apresentações de corais e bandas, agora com uma atração especial: as Cantatas de Natal, que vão reunir as vozes de quatro corais na Praça da Liberdade. Serão duas apresentações e, numa delas, os corais irão se apresentar nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.  A criançada também vai poder visitar a Casa do Papai Noel, do dia 6 a 24 de dezembro.

Os equipamentos culturais do Circuito Liberdade oferecem diversas atividades, apresentações, exposições, dentre outras.  Um dos destaques é o show de comemoração dos 30 anos do BDMG Cultural, que vai homenagear o cantor e compositor Flávio Henrique (1968-2018) e também os músicos Célio Balona, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Toninho Horta. No dia 7 de dezembro, às 20 horas, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita.

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição da Feira do Memorial. São trabalhos vendidos diretamente pelos artistas, com apresentação de DJs. E no dia 16, o projeto Eu, Criança, no Museu!  apresenta  o Auto de Natal “O Natal Existe?”, com o Grupo Carroça Teatral, às 11 horas.

A Casa Fiat de Cultura realiza, até dia 21 de dezembro, o seu tradicional Ateliê Aberto de Cartões de Natal. Utilizando a técnica de pop-up, o público cria diferentes mensagens em 3D. Ainda na Casa Fiat, o público pode visitar a exposição Presépio Colaborativo com curadoria do artista plástico Leo Piló e participação de centenas de pessoas, feito com material reciclado. Este ano, o presépio é uma homenagem ao tradicional Presépio do Pipiripau

O visitante que for ao Museu Mineiro vai poder ver, a partir do dia 15 de dezembro, a exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais”, que por meio das peças do acervo do museu - muitas delas guardadas na reserva técnica do espaço - vai poder conhecer mais da história de Minas Gerais. Ainda no Museu Mineiro, uma seleção de fotos de congadas e folias de reis da região de Cordisburgocompõe a mostra “Fé e Devoção no Sertão de Rosa”.

No dia 18 de dezembro, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal vai exibir o documentário “Violas: o fazer e o tocar em Minas Gerais”, de Felipe Chimicatti, Pedro Carvalho, Rafael Bottaro e Denis Martins, a partir da pesquisa realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Em seguida, haverá um bate papo com a gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG, Débora Raiza e o pesquisador Carlos Felipe Horta.

Do dia 20 até 25 de dezembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe a seleção de fotos vencedoras da quarta edição do Concurso no Instagram do Circuito Liberdade, cujo tema este ano é a revitalização da Praça da Liberdade. Para participar, basta seguir a conta do Circuito Liberdade no Instagram @circuitoliberdade e postar nessa rede social uma foto da Praça da Liberdade ou das edificações que compõem o Circuito Liberdade marcada com a hashtag #minhapraçadaliberdade.

Destaque da programação também é a Mostra Continuum, no prédio da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, de 18 a 30 de dezembro. A exposição marca a abertura parcial do edifício de estilo modernista, na Praça da Liberdade, assinado pelo arquiteto Raphael Hardy (1917-2005), que abrigará a Escola de Design da UEMG a partir de 2019. A mostra reúne peças do acervo dos cursos de Design de Ambientes, Design de Produtos e Design Gráfico e vai ficar em cartaz em duas temporadas no início do ano: a primeira, de 18 a 30 de dezembro (com recesso de 24/12 a 26/12) e visitas das 13h às 21h. A segunda temporada de exibição será de 14 de janeiro a 02 de fevereiro, de segunda a sábado, das 13h às 18h; e quinta-feira, das 13h às 21h. A entrada é gratuita

Para visitar o Palácio da Liberdade

O acesso ao Palácio da Liberdade é gratuito e o número de pessoas por grupo é limitado. A visita interna tem a duração estimada de uma hora, com grupos agendados de 30 em 30 minutos. A visitação aos sábados e domingos será das 9h às 15h.

As visitas escolares serão feitas mediante agendamento e ocorrerão em duas etapas, tendo início com uma formação dos educadores e em seguida a realização da visitação. O programa terá capacidade de atendimento para quatro turmas, nos seguintes horários: 8h às 10h10; 8h30 às 10h40; 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40, às quintas-feiras. Todas as inscrições e agendamentos devem ser feitos online pelos sites www.circuitoliberdade.mg.gov.br ou appa.art.br/palaciodaliberdade e são gratuitos. Pessoas que não seguirem esse procedimento online e se apresentarem na portaria, caso tenham interesse na visita interna, terão sua visita condicionada às vagas disponíveis online. Os contatos para escolas e visitantes são pl.educativo@appa.art.br e (31) 3224-1919 - Ramal 32 (terças e quartas-feiras, das 9h às 12h ou das 14h às 17h).

Trânsito

Para facilitar a circulação no entorno da Praça da Liberdade, durante o período natalino, a partir de 6 de dezembro, a Alameda da Educação estará fechada para circulação de veículos, de 19h até a meia-noite e a Alameda de Segurança, de 20h até meia-noite.

Confira os mapas no site da BHTrans. Acesse: https://bit.ly/2zDCMIL

Acesse AQUI e conheça a programação completa do período natalino.

 Confira abaixo quando e onde se apresentam os corais e as bandas:

10 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral infanto juvenil do tribunal de justiça de Minas Gerais

21h Bombeiro Instrumental Orquestra Show – BIOS

 

11 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Infanto Juvenil do Cefart - Fundação Clóvis Salgado

21h - Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

 

12 de dezembro - Quarta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Orquestra Jovem Gerais

21h - Academia musical Orquestra Show – AMOS

 

13 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

20h - Cantata: Coral Gremig-Cemig, Rede de Cozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral O Canto da Lagoa

 

14 de dezembro - Sexta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Artistas da Paz (Servas)

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

21h - Banda Musical da Polícia Militar de Minas Gerais

 

17 de dezembro - Segunda-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Raio de Luz BDMG

21h - Coral BDMG

 

18 de dezembro - Terça-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Copasa

21h - Academia Musical Orquestra Show- Amos

 

19 de dezembro - Quarta-feira

Apresentação nas janelas do Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau-Museu das Minas e do Metal  -Praça Carlos Drummond de Andrade

19h30 - Cantata: Coral Gremig Cemig, Rede de Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral o Canto da Lagoa

 

20 de dezembro - Quinta-feira

Coreto da Praça da Liberdade

19h30 - Coral Encanto das Gerais            

21h - Coral Campus Em Canto (UFMG )               

 

21 de dezembro - Sexta-feira

Alameda Travessia da Praça da Liberdade

20h - Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais