Edifício do Conservatório de Música da UFMG

O edifício do Conservatório de Música da UFMG foi inaugurado em 1926, passando a pertencer a Universidade Federal de Minas Gerais em 1962 passando a receber a denominação de Escola de Música da UFMG, em 1972. O tombamento estadual foi aprovado em 1988 sendo inscrito No Livro do Tombo de Belas Artes, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento da edificação ocupada pelo Conservatório de Música da UFMG foi aprovado pelo decreto estadual n.° 27.927, de 15 de março de 1988, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes — e no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O lançamento da pedra fundamental do edifício projetado para abrigar a Escola de Música ocorreu em 1905, acontecendo a inauguração em 5 de setembro de 1926. Em 30 de novembro de 1962, o Conservatório passou a integrar a Universidade Federal de Minas Gerais e em 1972 recebeu a denominação de Escola de Música da UFMG. O prédio teve originalmente um partido retangular composto por dois pavimentos. O bloco compacto inicialmente tinha a forma da letra “U”. A fachada principal apresenta ligeiramente elevada em relação ao nível da rua e do terreno. Compõe-se de dois pavimentos, com fachada de sóbria simetria e proporções harmônicas, onde observa-se quadro central, de maior apuro ornamental, ladeado por quadros laterais ligeiramente ressaltados. O pano central apresenta seis colunas colossais de fuste canelurado e capitel coríntio, delimitando quadros no intercolúnio, onde se inserem vazados, um em cada pavimento, entremeados por relevo quadrangular em massa.

Localização

Avenida Afonso Pena, 1534, Centro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.