Lagoa e Lapa do Sumidouro

O tombamento do conjunto paisagístico da Lagoa e Lapa do Sumidouro justifica-se pela beleza cênica e relevância científica internacional no que se refere à arqueologia, paleontologia e história das ciências naturais. . Os principais elementos que compõem a proteção da Lagoa e Lapa do Sumidouro são: o carste, a lagoa, a gruta e o abrigo. O tombamento estadual foi realizado em 1977 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O tombamento estadual da Lagoa e Lapa do Sumidouro foi realizado em 1977 por meio do decreto n.° 18.531 de 02 de junho de 1977, incluindo os seguintes bens: Lagoa e Lapa do Sumidouro, com suas inscrições rupestres, localizadas no distrito de Fidalgo, município de Pedro Leopoldo que foram inscritas no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Proteção complementar: Área de Proteção Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa – ICM Bio e Parque Estadual do Sumidouro – IEF.
O tombamento do conjunto paisagístico da Lagoa e Lapa do Sumidouro justifica-se pela beleza cênica e relevância científica internacional no que se refere à arqueologia, paleontologia e história das ciências naturais. Sua localização geográfica propicia um importante papel ecológico na manutenção da biodiversidade regional, na proteção das feições típicas do carste e de uma amostra de seus compartimentos geomorfológicos em Lagoa Santa. Os principais elementos que compõem a proteção da Lagoa e Lapa do Sumidouro são: o carste, a lagoa, a gruta e o abrigo.

Localização

Praça Fernão Dias, 10, Quinta do Sumidouro

Pedro Leopoldo - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.