Casa da Rua Direita

A Casa da Rua Direita, em Santa Luzia, é um edificação do século XIX que foi propriedade da família do tenente-coronel José de Oliveira Campos, que participou do Movimento Liberal de 1842. O tombamento estadual da casa foi aprovado em 1977 sendo inscrito no Livro de Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da casa na Rua Direita, 101 foi aprovado por meio do decreto estadual n.° 18.531, de dois de junho de 1977, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A edificação do século XIX foi de propriedade da família do tenente-coronel José de Oliveira Campos, que participou do Movimento Liberal de 1842. No século XX passou a pertencer ao deputado e senador Modestino Gonçalves, sendo conhecida por esse nome. A edificação de partido retangular possui estrutura autônoma de madeira com vedação de barro, tendo a fachada sido reformada no século XIX, destacando-se as graciosas janelas de vergas retas e folhas das guilhotinas com pinásios rendilhados.

Localização

Rua Direita, 101

Santa Luzia - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.