Casarão do Registro do Paraibuna

O Casarão do Registro do Paraibuna é um dos exemplares históricos que representam o processo das cobranças de tributos pela Coroa e situavam-se em lugares estratégicos de passagem, no caso do Paraibuna, situava-se na via de ligação entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, o chamado Caminho Novo. O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Casarão do Registro do Paraibuna foi aprovado em 2012 sendo inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Casarão do Registro do Paraibuna, situado no munícipio de Simão Pereira foi aprovado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – CONEP em 12 de março de 2012. Foi determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Os registros faziam parte dos mecanismos de controle das atividades coloniais, constituindo-se como postos fiscais nos quais se cobravam tributos devidos à Coroa. Todos aqueles que percorriam a Estrada Real deviam passar obrigatoriamente por eles, portar passaporte e pagar tributos, tais como o quinto real e outros relativos ao tráfego de pessoas, mercadorias e animais. O Casarão do Registro do Paraibuna margeia a antiga via de ligação entre o litoral do Rio de Janeiro às Minas - o chamado Caminho Novo - tinha uma visão estratégica do espaço que o circundava. No século XIX foram instaladas nas proximidades do casarão: a ponte de madeira com base de pedra (ponte Presidente Antônio Carlos); a estação de mudas da estrada União e Indústria; e o trecho da Estrada de Ferro Dom Pedro II, com a estação de Paraibuna. Mais tarde passaram a fazer parte do entorno o pontilhão metálico que serve à linha férrea, as edificações lindeiras ao trecho rodoviário e os demais equipamentos urbanos e ferroviários locais. O casarão chama a atenção pela sua excepcionalidade, um dos poucos remanescentes com essas características que se tem notícia no Estado de Minas Gerais.

Localização

Simão Pereira - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.