Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem

A Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem passou por várias construções e demolições, a última intervenção em 1931 e foi projetada pelo escritório do arquiteto Luís Signorelli. O tombamento estadual da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem foi realizado em 1977 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e paisagístico; no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas, e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem foi realizado em 1977 por meio do decreto n.° 18.531, de dois de junho. O tombamento abrange a catedral e a praça que a circunda, que foram inscritos no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico —; a Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, o lavatório da sacristia, a pia batismal, a custódia do Congresso Eucarístico Nacional e os três retábulos da antiga matriz, dois dos quais se encontram no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto e na Igreja de Ibirité, inscritos no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes —; dois sinos da catedral, remanescentes da antiga Matriz da Boa Viagem, foram inscritos no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A antiga matriz do Arraial do Curral Del Rei foi mantida em meio a uma praça que nas primeiras décadas da nova capital foi ponto de atividades sociais. Em 1914, a igreja colonial foi demolida para a construção de uma nova matriz, de arquitetura baseada no estilo gótico, inaugurada em 1921. A torre e a decoração interna em estuque da nave e da capela-mor foram executadas por João Morandi. Anexo à igreja encontra-se a Casa Paroquial e o Consistório, projetados em 1931 pelo escritório de Luís Signorelli. À esquerda, a capela do Santíssimo Sacramento foi construída em 1944.

Localização

Rua Sergipe, 175, Funcionários

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.