Centro Histórico de Catas Altas

O Centro Histórico de Catas Altas surgiu nos primeiros anos do século XVIII em razão da corrida pelo ouro. O tombamento estadual do Centro Histórico ocorreu em 1989 inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O Tombamento estadual do Centro Histórico de Catas Altas foi aprovado pelo Decreto n.° 29.399, de 21 de abril de 1989. Inscrito no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Catas Altas surgiu nos primeiros anos do século XVIII em razão da busca pelo ouro. Destaca-se no panorama urbano, grande largo em que foi implantada a primeira capela que, ainda nos primeiros anos do século XVIII foi substituída pela atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Entorno do grande adro do templo cresceu o povoado de Catas Altas. O Centro Histórico, típico do período colonial, incluí além do casario, a igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Capela de Santa Quitéria ou De Nossa Senhora do Carmo e a Capela do Bonfim.

Localização

Catas Altas - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.