Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi concebido como residência oficial e sede do governo estadual no projeto da Nova Capital de Minas Gerais. Seu projeto, do arquiteto José de Magalhães teve sua pedra fundamental lançada em sete de setembro de 1895 e o início de suas obras data de 25 de novembro do mesmo ano. O palácio está localizado na Praça da Liberdade, que tornou-se referência como centro do poder estadual, vindo a abrigar algumas das secretarias da administração pública. O tombamento estadual do Palácio da Liberdade e todo o seu conjunto foi aprovado em 1975 sendo inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do edifício sede do Governo do Estado de Minas Gerais, com suas fachadas e áreas internas, elementos decorativos, jardins com fonte, esculturas, orquidário, quiosque e demais bens de valor artístico e histórico, foi aprovado pelo decreto estadual n.° 16.956, de 27 de janeiro de 1975, sendo determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico —, no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes — e no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O Palácio da Liberdade foi concebido como residência oficial e sede do governo estadual no projeto da Nova Capital de Minas Gerais. Seu projeto, do arquiteto José de Magalhães, de características ecléticas, mescla elementos do classicismo romântico francês na fachada e neobarrocos e renascentistas italianos. Teve sua pedra fundamental lançada em sete de setembro de 1895 e o início de suas obras data de 25 de novembro do mesmo ano. O palácio está localizado na Praça da Liberdade, que tornou-se referência como centro do poder estadual, vindo a abrigar algumas das secretarias da administração pública. Passou por intensa campanha de restauro entre 2004 e 2006.

Localização

Praça da Liberdade

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.