Parque Municipal Américo René Giannetti

O Parque Municipal estava previsto pela Comissão Construtora da Nova Capital desde a sua concepção. As obras, iniciadas em 1895, foram concluídas em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da inauguração da capital. O tombamento estadual do Conjunto Paisagístico do Parque Municipal Américo René Giannetti foi aprovado em 1975 sendo inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O tombamento estadual do Conjunto Paisagístico do Parque Municipal Américo René Giannetti foi aprovado pelo decreto estadual n.° 17.086, de 13 de março de 1975, sendo então determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
Previsto desde o início dos trabalhos da Comissão Construtora da Nova Capital, o Parque Municipal de Belo Horizonte deveria se sobressair pelas dimensões grandiosas. O local, anteriormente chácara Guilherme Vaz de Mello e chácara do Sapo, serviu de moradia para o engenheiro-chefe da Comissão Construtora, Aarão Reis, e para o arquiteto paisagista Paul Villon, responsável pelo projeto com características naturalísticas do jardim romântico inglês. As obras, iniciadas em 1895, foram concluídas em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da inauguração da capital. A área total do parque nunca chegou a ser tratada, sendo toda a parte além do ribeirão Arrudas incorporada ao bairro da Floresta. Em 1905, parte foi cedida para a Escola de Medicina e Diretoria de Higiene e, com o prolongamento da rua Pernambuco, o parque perdeu definitivamente mais um terço de sua superfície, consolidando a chamada zona hospitalar. Na área atual de 183.000 m² foram construídos, ainda, o Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes. Com importantes equipamentos acrescentados desde os tempos iniciais, é o parque mais tradicional da capital.

Localização

Avenida Afonso Pena, 1377, Centro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.