Centro Histórico de Pitangui

O Centro Histórico de Pitangui é constituído pela área de ocupação urbana iniciada no século XVIII, onde se encontram os principais referenciais arquitetônicos, urbanísticos, históricos e sociais, mesclando edificações coloniais, sobrados do século XIX e casaria do século XX. O tombamento estadual do Centro Histórico de Pitangui foi aprovado em 2008 sendo inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes e Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual do Centro Histórico de Pitangui foi aprovado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) em 04 de setembro de 2008, sendo inscrito no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
O Centro Histórico de Pitangui é constituído pela área de ocupação urbana iniciada no século XVIII, onde se encontram os principais referenciais arquitetônicos, urbanísticos, históricos e sociais, mesclando edificações coloniais, sobrados do século XIX e casaria do século XX. As primeiras construções eram rústicas, de pau a pique. A aglomeração era desordenada e espontânea, seguindo uma regra quase geral de estabelecimento dos arraiais setecentistas mineiros de se fixarem ombro a ombro com as lavras de ouro. As ruas e becos eram sinuosos e irregulares, acompanhando a topografia natural do terreno. A primeira capela foi dedica a Nossa Senhora da Penha, situada nas proximidades da povoação. Em 9 de junho de 1715, o arraial foi elevado a Vila, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui. Em 1726 o nome mudou para Nossa Senhora do Pilar devido a insatisfação dos moradores com a padroeira escolhida pela Coroa. Até inicio do século XVIII nota-se um crescimento do povoado e suas imediações fora do centro. Na metade do século XVIII registra-se um empobrecimento devido ao desaparecimento do ouro. Apenas no século XIX inicia-se um novo processo de crescimento e desenvolvimento local com o surgimento da primeira agência postal, o chafariz ao lado da Matriz, da Santa Casa de Misericórdia de Pitangui. A elevação a cidade ocorreu em 1855.

Localização

Pitangui - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.