Conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação)

O Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa, Praça da Estação, é constituído pela Praça, seus jardins e esculturas, a área descrita na planta que o integra inclui os prédios da Estação Central, antiga estação Ferroviária Oeste de Minas, Casa do Conde de Santa Marinha, Edifício Chagas Dória, antiga Serraria Souza Pinto, Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (antigo Instituto de Eletrotécnica), antigo Instituto de Química e Pavilhão Mário Werneck. O tombamento estadual do Conjunto foi homologado em 1988 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro do Tombo de Belas Artes.

O Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa, Praça da Estação, é constituído pela Praça, seus jardins e esculturas, a área descrita na planta que o integra inclui os prédios da Estação Central, antiga estação Ferroviária Oeste de Minas, Casa do Conde de Santa Marinha, Edifício Chagas Dória, antiga Serraria Souza Pinto, Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (antigo Instituto de Eletrotécnica), antigo Instituto de Química e Pavilhão Mário Werneck. Seu tombamento estadual foi homologado pelo decreto n.° 27.927, de 15 de março de 1988. Constam ainda no perímetro de tombamento os viadutos da Floresta e de Santa Tereza e os Dormitórios e Armazéns da Estação. O conjunto está inscrito no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico — e no Livro de Tombo n.° II — de Belas Artes.
A área escolhida para a implantação da futura estação da capital, próxima ao Rio Arrudas foi considerada ideal pela Comissão Construtora. Em 1894, foi apresentada a proposta do Sr. Júlio Porta & comp., para a construção da Estação Central. A planta da Comissão Construtora previa para a área da Estação, uma praça logo em frente ao futuro prédio da estação, cartão de visitas aos forasteiros, visitantes ilustres e quem mais viesse conhecer a capital de Minas Gerais. A primeira Estação construída em 1898, logo se mostrou insuficiente para o fluxo de movimento. Com apenas 22 anos de existência, em 1920 iniciou-se a sua demolição tendo como objetivo a construção de novo e amplo prédio, mais condizente com a sua condição de capital em processo vertiginoso de crescimento. A estação primitiva foi substituída por outra, inaugurada em 1922, projetada por Caetano Lopes, engenheiro-chefe da construção, com desenho do arquiteto Luiz Olivieri. O projeto original sofreu modificações propostas pelo Chefe da Seção de Construção, Pires e Albuquerque sem, contudo perder as características iniciais. A Praça Rui Barbosa conhecida popularmente como Praça da Estação recebeu a primeira denominação de “Praça Cristiano Otoni” em 4 de setembro de 1914. Em abril de 1923, recebeu o nome atual. Em 1930 foi inaugurado em frente à Estação o Monumento da Terra Mineira, do escultor italiano Júlio Starace. Os principais eixos viários dessa área são as avenidas Santos Dumont, Amazonas, Andradas/Contorno, e as ruas dos Guaicurus, Caeté, Bahia, Aarão Reis e Sapucaí.

Localização

Praça Rui Barbosa, Centro

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.