Praça Raul Soares

A praça Raul Soares que inicialmente foi denominada Quatorze de Setembro não constava do projeto inicial de Belo Horizonte. Seu traçado, de autoria do arquiteto Érico de Paula, utiliza elementos geométricos nas calçadas portuguesas, que fazem referência à cultura marajoara e ao estilo art déco. Os trabalhos de construção foram iniciados em 1929, sendo inaugurada em 1936. O tombamento estadual da Praça Raul Soares foi aprovado em 1988 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O tombamento estadual da Praça Raul Soares foi aprovado pelo decreto estadual n.° 27.927, de 15 de março de 1988, sendo determinada sua inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
Situada na intersecção de quatro avenidas no centro da capital – Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto de Lima, a praça que inicialmente foi denominada Quatorze de Setembro não constava do projeto inicial de Belo Horizonte. Suas dimensões e formato circular a tornam um grande referencial no traçado ortogonal da cidade.
Seu traçado, de autoria do arquiteto Érico de Paula, utiliza elementos geométricos nas calçadas portuguesas, que fazem referência à cultura marajoara e ao estilo art déco então em voga. Os trabalhos de construção foram iniciados em 1929, sendo inaugurada em 1936. A concepção original do paisagismo, de autoria desconhecida, se caracteriza pela rígida distribuição axial, centralizada em uma fonte luminosa, pela simetria enfatizada pelas moitas esféricas de topiaria e pelas perspectivas grandiosas.

Localização

Praça Raul Soares

Belo Horizonte - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.