Ruínas do Casarão do Capitão Henrique

Construído na virada do século XIX para o XX pela família Ribeiro de Castro. Em 1999, o casarão denominado “do Capitão Henrique” foi objeto de um processo judicial devido ao inicio da demolição autorizada pela Prefeitura Municipal de Oliveira. O tombamento estadual das Ruínas do Casarão do Capitão Henrique foi efetuado em 2010 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

O tombamento estadual das Ruínas do Casarão do Capitão Henrique foi efetuado por Deliberação do CONEP em 23 de março de 2010, com inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Construído na virada do século XIX para o XX pela família Ribeiro de Castro. A edificação contava com dezoito cômodos e um porão alto construído sobre base de pedra com tijolos nas paredes externas e pau-a-pique nas internas. Possuía pinturas parietais em alguns ambientes internos, elaborados por artistas anônimos.
Em 1999, o casarão denominado “do Capitão Henrique” foi objeto de um processo judicial devido ao inicio da demolição autorizada pela Prefeitura Municipal de Oliveira. Esse conflito de interesses culminou com o tombamento provisório como uma ação emergencial para salvar o imóvel. A destruição da edificação ocorrida durante o andamento do processo implicou em perda dos valores arquitetônicos detectados. Em março de 2010, o CONEP deliberou pela preservação das ruínas do Casarão do Capitão Henrique, devido ao seu caráter de testemunho de uma determinada arquitetura e de seu uso no passado. As ruínas desse imóvel do século XIX são um importante elemento que compõe uma área de relevância cultural para o município de Oliveira – a Igreja Matriz e seu entorno.

Localização

Praça Domingos Ribeiro de Oliveira, 222

Oliveira - Minas Gerais

Galeria

Documentos

 
Para mais informações confira o Guia dos Bens Tombados.